segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cárie na Infância


Também conhecida como cárie de mamadeira, a cárie em bebês constitui um grave problema, que pode destruir os dentes de seu bebê — mas o problema pode ser evitado.





Qual a Causa da doença Cárie na Infância?


  • Deixar seu bebê dormir com uma mamadeira pode ser uma causa. Quando seu bebê está dormindo, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes e podem causar cárie. Até mesmo o leite materno e o de fórmulas contém açúcar.
  • Amamentação prolongada na mãe ou permitir que seu bebê adormeça enquanto se alimenta e mesmo permitir que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira, são outras causas.



Coloque Sua Criança na Cama Sem uma Mamadeira...

Sua criança pode adormecer sem uma mamadeira! Siga cinco dicas para tentar:
  • Deixe sua criança levar uma manta, ursinho, boneca, ou brinquedo favorito de "segurança" para a cama.
  • Cante ou toque uma música tranqüila baixinho.
  • Segure ou balance sua criança.
  • Faça uma massagem nas costas da sua criança para ajudá-la a relaxar.
  • Leia ou conte uma história para a sua criança.



Quais são os efeitos da Cárie na infância?
  • Perda de dentes;
  • Problemas de fala (Nos casos mais graves, os dentes de leite anteriores dos bebês podem ser acometidos pela cárie dentária, podem perder quase toda a coroa dental, e isso poderia prejudicar a fala da criança, uma vez que nessa fase ela está aprendendo essa função, e alguns fonemas são realizados com o auxílio desses dentes);
  • Dentes permanentes tortos;
  • Dor muito forte;
  • Baixa auto-estima;
  • Cárie.



Seis Modos Que Você pode Evitar Cárie na infância!
  • Habitue-se a colocar seu bebê na cama sem uma mamadeira.
  • Nunca coloque seu bebê na cama com uma mamadeira contendo na fórmula, leite, suco, água com açúcar ou refrigerante. Se seu bebê precisar tomar uma mamadeira para adormecer, encha-a com água.
  • Não permita que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira.
  • Limpe a gengiva e os dentes da sua criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio, com um pedaço de gaze, ou com uma escova para bebês. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes.
  • Comece a ensinar sua criança a usar um copo já com nove meses de idade. Troque a mamadeira do seu bebê por um copo de treinamento já na idade de 1 ano.
  • Pergunte ao seu médico ou dentista para ter certeza que sua criança está recebendo a quantidade diária correta de flúor.



A saúde e o sorriso brilhante dos dentes do seu filho dependem de você!

Como cuidar da saúde bucal do seu bebê?

Higiene dental infantil
Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.

Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Entre esses cuidados estão a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúor.


O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las?

São cáries causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior. Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.


O que é o flúor? Como saber se meu bebê está recebendo a quantidade certa de flúor?

O flúor faz bem mesmo antes de os dentes do seu filho começarem a aparecer. Ele fortalece o esmalte dos dentes enquanto estes estão se formando. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantidade de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você recebe em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que é colocada nela, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), fale com seu pediatra ou dentista sobre as gotas de flúor que podem ser administradas ao seu bebê diariamente. Se você usa água engarrafada para beber e para cozinhar, avise seu dentista ou médico. É possível que eles receitem suplementos de flúor para seu bebê.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aparelho Móvel



Se você se preocupa com o desenvolvimento correto das arcadas dentárias do seu filho, esta seção oferece muitas informações sobre ortodontia preventiva, feita com aparelho ortodôntico móvel.

Em que situações é indicado o uso do aparelho ortodôntico móvel?

Em primeiro lugar é importante lembrar que estes aparelhos removíveis fazem parte da Ortopedia Funcional dos Maxilares, que é uma especialidade recentemente separada da ortodontia.
Mais do que movimentar dentes, estes aparelhos têm a função de reeducar a musculatura facial e estimular o desenvolvimento ósseo e muscular através de mudanças na postura em que a criança fecha a boca.
As técnicas de Ortopedia Funcional podem ser aplicadas em crianças entre seis e doze anos com ótimos resultados comprovados por diversos trabalhos científicos publicados:

Criança usando aparelho móvel
Fotos do Aparelho Ortodôntico Móvel

Mesmo com dentes de leite na boca o tratamento pode ser iniciado?

Sim, na Ortopedia Funcional dos Maxilares nós não movimentamos os dentes diretamente e sim reorganizamos a musculatura e as funções da boca (respiração, deglutição, fala e mastigação). Isto vai influenciar diretamente o desenvolvimento ósseo e a posição dos dentes no futuro.

Eu posso detectar algum problema na dentição do meu filho? O que devo observar?

Alguns problemas mais agudos no crescimento da face e da dentição da criança podem ser observados pelos responsáveis, que devem então procurar o especialista. Alguns desses problemas podem ser visualizados abaixo:
Alguns casos precoces
Imagem de um caso precoce em que falta espaço para a erupção dos dentes permanentes nas duas arcadas
Imagem de um caso precoce em que falta espaço para a erupção dos dentes permanentes nas duas arcadas
Imagem de um caso precoce de mordida aberta anterior associada à respiração bucal
       Imagem de um caso precoce de mordida aberta anterior associada à respiração bucal

Imagem de um caso precoce de mordida cruzada severa com desvio da linha média da face
Imagem de um caso precoce de mordida cruzada severa com desvio da linha média da face


Em geral, você pode observar se:
  • Os dentes permanentes estão nascendo desalinhados ou se um único dente permanente precisou "derrubar" dois dentes de leite para nascer.
  • Um ou mais dentes inferiores fecham pela frente dos superiores, ou se o queixo está um pouco para o lado criando assimetria na face.
  • A criança não consegue morder os alimentos de frente, usando sempre a lateral da boca.
  • O queixo é muito para frente ou muito para trás em relação ao resto da face.
  • A criança respira pela boca, range os dentes, rói unha, chupa dedo ou chupeta.
  • A criança fala projetando a língua entre os dentes.
Se notar algum destes sinais, não quer dizer que a criança precisa de tratamento, mas é necessária uma avaliação com um especialista.

E qual o primeiro passo se for necessário o tratamento ortodôntico?

Após uma avaliação o ortodontista vai pedir a documentação ortodôntica com radiografias, fotos e o modelo das arcadas em gesso. Assim, ele pode fazer o planejamento do caso e definir o tipo de técnica necessária.

Existe mais de um tipo de aparelho móvel?

Sim, existem várias técnicas desenvolvidas por autores diferentes, com seus respectivos aparelhos. O ortodontista vai escolher a que ele considerar mais adequada à situação da criança.
Aparelho móvel visto de vários ângulos
Foto do Aparelho Móvel Frente
Aparelho visto de frente
Foto do Aparelho Móvel de lado
Aparelho visto de lado

Ele pode machucar?

Sim, pode machucar como um sapato novo, ou seja, depois de algum tempo de uso começa a incomodar, mas basta diminuir o tempo de uso e voltar ao ortodontista para os ajustes necessários.

Os dentes ficam doloridos?

Raramente, pois este tipo de tratamento não usa força para movimentar os dentes, mas sim estímulos para as estruturas ósseas da face crescerem corretamente. Por outro lado o aparelho fixo faz força nos dentes e pode causar algum desconforto.

Então o móvel é melhor que o fixo?

Não, pois para cada situação, uma técnica diferente trará os melhores resultados. Mas podemos dizer que, geralmente, a ortopedia funcional dos maxilares (móvel) é mais indicada para crianças até os doze anos aproximadamente e, a ortodontia fixa, para adolescentes e adultos.

Em média, quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Normalmente ele tem duas etapas: A primeira, com o móvel, corrige problemas ósseos e funcionais e leva de 12 a 24 meses para ser concluída. Depois destes problemas resolvidos, fazemos um intervalo para aguardar a troca de todos os dentes. Se houver necessidade, iniciamos uma segunda etapa, com o fixo, que corrige o posicionamento dentário.

Se o tratamento for iniciado aos oito anos, com que idade vai terminar?

Se considerarmos 18 meses como o tempo médio da primeira etapa do tratamento, esta termina aos nove anos e meio de idade. Então teremos um intervalo em que o uso é suspendido até a erupção dos caninos permanentes superiores, que acontece por volta dos doze anos. Se necessário, serão precisos mais 18 meses com o fixo, concluindo o tratamento aos treze anos e meio de idade, aproximadamente.

Todo aparelho removível é de Ortopedia Funcional?

Na verdade, não. Existem aparelhos móveis que são usados para aplicar força nos dentes. São as chamadas placas ortodônticas. As diferenças entre aparelhos funcionais e placas são muitas. Placas atuam apenas em uma das arcadas, por isso você pode ter duas, uma superior e outra inferior, enquanto os aparelhos funcionais são bimaxilares, ou seja, são uma peça única para as duas arcadas. Os aparelhos funcionais ficam soltos na boca enquanto as placas são bem presas, fazendo um “click” quando encaixam na posição correta.
Placas exercem força ortodôntica nos dentes, usando os mesmos princípios dos aparelhos fixos (mas com menos precisão) enquanto que os aparelhos funcionais usam estímulos com alteração da posição da mandíbula, melhora do vedamento labial e posição da postura da língua, entre outras.
Aparelhos funcionais têm pouca aplicação para adultos, as placas podem ser usadas em adultos para correção de casos mais simples. Mas na grande maioria das vezes as placas perdem para os aparelhos fixos em precisão e velocidade do tratamento, por isso a maioria dos ortodontistas prefere tratar adultos com ortodontia fixa.
Por isso, nesta página nós vamos tratar apenas da aplicação da Ortopedia Funcional em crianças.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aparelho Fixo

Se você está pensando em usar aparelho fixo ou se já usa há algum tempo, mas mesmo assim restam algumas dúvidas, aqui você encontra as respostas que precisa.

Como o aparelho fixo funciona?

O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de bracket, é ele que permite que o ortodontista aplique uma determinada força nos dentes através dos arcos e acessórios. O arco é aquele fio metálico que passa pelos brackets e é o principal responsável pela movimentação dentária. Os arcos podem ter calibres diferentes e ser de ligas metálicas diferentes também, dependendo da função. As ligaduras são aquelas borrachinhas coloridas que servem para fixar o arco aos brackets que por sua vez estão colados nos dentes. É assim que o arco movimenta os dentes. Usando acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue fazer com que os dentes se movimentem, corrigindo os problemas estéticos e funcionais da boca.

Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de tratamento?

É necessário apenas que a pessoa tenha boa saúde bucal, sem cáries ou problemas periodontais (sangramento gengival, por exemplo). Se uma pessoa precisa de tratamento ortodôntico, ela deve antes fazer uma consulta com um dentista clínico para avaliar a saúde da boca.

Que exames eu preciso fazer para iniciar o tratamento?

Isso depende do ortodontista, mas geralmente são pedidas radiografias e fotografias da face e da dentição, além dos modelos em gesso das arcadas. Você faz toda esta documentação ortodôntica em um único lugar que é indicado pelo seu ortodontista.

Como os brackets são colados nos dentes?

Eles são colados com um material muito parecido com aquele usado para fazer restaurações da cor dos dentes: a Resina Composta. E a colagem não causa nenhum dano ao esmalte dos dentes.

O arco é colocado no mesmo dia da colagem dos brackets?

O ideal é que sim, para que o aparelho fique mais confortável. O ortodontista coloca o arco na posição e fixa aos brackets com as ligaduras de borracha.

Eu posso ter cáries ou manchas nos dentes por causa do aparelho?

Se houver cuidado com a higiene, não há problemas, basta seguir as orientações do seu ortodontista e usar corretamente a escova e o fio dental. A limpeza é mais difícil durante o tratamento, mas só depende de você ter os dentes sempre limpos e a gengiva livre de sangramentos desagradáveis.
O importante é limpar bem em volta dos brackets dando uma atenção especial à área mais próxima à gengiva. Siga as instruções abaixo:
Higiene Bucal
Use a escova de maneira que as cerdas entrem nos intervalos do aparelho fixo  Use a escova de maneira que as cerdas entrem nos intervalos do aparelho fixo Use a escova inter-dental para fazer a limpeza entre os brackets Use a escova inter-dental para fazer a limpeza entre os brackets Passe o fio dental pelo arco e limpe a face do dente próxima à gengiva Passe o fio dental pelo arco e limpe a face do dente próxima à gengiva


Ele machuca muito?

No início, enquanto as bochechas e lábios ainda não se acostumaram com ele, pode ser necessário usar a cera de proteção para evitar aftas. Ela impede que os brackets fiquem em atrito com a mucosa bucal. Depois do primeiro mês, geralmente a mucosa se adapta e o incômodo termina. Há ainda a situação em que os brackets são colados, mas o arco não é colocado. Neste caso, a boca pode se machucar mais. Abaixo, imagens demonstram a aplicação da cera:
Proteção das Mucosas
A cera protetora pode ser usada para evitar o aparecimento de aftas A cera protetora pode ser usada para evitar o aparecimento de aftas Faça uma pequena bolinha com um pedaço do bastão de cera da caixinha Faça uma pequena bolinha com um pedaço do bastão de cera da caixinha Se for necessário use um bastão inteiro para proteger uma área maior Se for necessário use um bastão inteiro para proteger uma área maior



Em média, quanto tempo dura o tratamento?

Normalmente dura em torno de dois anos, podendo variar de acordo com o caso. O prazo do tratamento só pode ser definido com precisão após a avaliação do ortodontista.

É verdade que se eu tiver consultas a cada quinze dias o tratamento avança mais rápido do que se as consultas forem mensais?

Ao movimentar os dentes, precisamos respeitar os limites biológicos para evitar lesões nas raízes. Se a solução fosse diminuir os intervalos entre as consultas, todos os ortodontistas estariam terminando seus casos em um ano ou menos. O importante é obter o resultado dentro do prazo proposto no início do tratamento e que este resultado tenha estabilidade. Consultas quinzenais ou mensais vão variar de acordo com o ortodontista, com o problema do cliente e com o estágio em que o tratamento se encontra.

Os dentes podem sair da posição depois que o aparelho fixo é removido? Eu vou precisar de aparelho móvel?

No momento em que cliente e ortodontista concordam que o resultado final foi alcançado, o aparelho fixo é desativado por aproximadamente seis meses a fim de permitir a recomposição do osso em torno das raízes dos dentes. Após este período, ele é removido e substituído pela placa de contenção (na arcada superior), que deverá ser usada para dormir durante um ano. Mais do que "segurar" os dentes no lugar, a placa de contenção serve como um gabarito da sua arcada ao final do tratamento. Se algum tempo depois ela não se adapta normalmente à sua boca, é por que alguma coisa saiu do lugar, certo? Nesta situação, o cliente vai entrar em contato com o ortodontista e marcar uma consulta o mais rápido possível para diagnosticar a causa do problema. Mas é importante frisar que a estabilidade do resultado é obtida com o aparelho fixo, a placa de contenção é um instrumento de controle do cliente.
A contenção inferior é fixa e colada por trás dos caninos inferiores mantendo os dentes firmes na posição já que esta área é bem mais instável que a superior.
Também é muito importante fazer ao menos uma consulta anual com o seu ortodontista para monitorar a estabilidade do caso e evitar surpresas desagradáveis como dentes saindo da posição.
Abaixo, imagens demonstram o uso da placa de contenção superior:
Contenção pós-tratamento
Foto da placa de contenção superior - Aparelho removível A placa de contenção superior é um aparelho removível. Foto da Placa de contenção superior posicionada na boca Placa de contenção superior posicionada na boca. Foto da contenção inferior fixa colada de canino a canino Contenção inferior fixa colada de canino a canino