quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aparelho Móvel



Se você se preocupa com o desenvolvimento correto das arcadas dentárias do seu filho, esta seção oferece muitas informações sobre ortodontia preventiva, feita com aparelho ortodôntico móvel.

Em que situações é indicado o uso do aparelho ortodôntico móvel?

Em primeiro lugar é importante lembrar que estes aparelhos removíveis fazem parte da Ortopedia Funcional dos Maxilares, que é uma especialidade recentemente separada da ortodontia.
Mais do que movimentar dentes, estes aparelhos têm a função de reeducar a musculatura facial e estimular o desenvolvimento ósseo e muscular através de mudanças na postura em que a criança fecha a boca.
As técnicas de Ortopedia Funcional podem ser aplicadas em crianças entre seis e doze anos com ótimos resultados comprovados por diversos trabalhos científicos publicados:

Criança usando aparelho móvel
Fotos do Aparelho Ortodôntico Móvel

Mesmo com dentes de leite na boca o tratamento pode ser iniciado?

Sim, na Ortopedia Funcional dos Maxilares nós não movimentamos os dentes diretamente e sim reorganizamos a musculatura e as funções da boca (respiração, deglutição, fala e mastigação). Isto vai influenciar diretamente o desenvolvimento ósseo e a posição dos dentes no futuro.

Eu posso detectar algum problema na dentição do meu filho? O que devo observar?

Alguns problemas mais agudos no crescimento da face e da dentição da criança podem ser observados pelos responsáveis, que devem então procurar o especialista. Alguns desses problemas podem ser visualizados abaixo:
Alguns casos precoces
Imagem de um caso precoce em que falta espaço para a erupção dos dentes permanentes nas duas arcadas
Imagem de um caso precoce em que falta espaço para a erupção dos dentes permanentes nas duas arcadas
Imagem de um caso precoce de mordida aberta anterior associada à respiração bucal
       Imagem de um caso precoce de mordida aberta anterior associada à respiração bucal

Imagem de um caso precoce de mordida cruzada severa com desvio da linha média da face
Imagem de um caso precoce de mordida cruzada severa com desvio da linha média da face


Em geral, você pode observar se:
  • Os dentes permanentes estão nascendo desalinhados ou se um único dente permanente precisou "derrubar" dois dentes de leite para nascer.
  • Um ou mais dentes inferiores fecham pela frente dos superiores, ou se o queixo está um pouco para o lado criando assimetria na face.
  • A criança não consegue morder os alimentos de frente, usando sempre a lateral da boca.
  • O queixo é muito para frente ou muito para trás em relação ao resto da face.
  • A criança respira pela boca, range os dentes, rói unha, chupa dedo ou chupeta.
  • A criança fala projetando a língua entre os dentes.
Se notar algum destes sinais, não quer dizer que a criança precisa de tratamento, mas é necessária uma avaliação com um especialista.

E qual o primeiro passo se for necessário o tratamento ortodôntico?

Após uma avaliação o ortodontista vai pedir a documentação ortodôntica com radiografias, fotos e o modelo das arcadas em gesso. Assim, ele pode fazer o planejamento do caso e definir o tipo de técnica necessária.

Existe mais de um tipo de aparelho móvel?

Sim, existem várias técnicas desenvolvidas por autores diferentes, com seus respectivos aparelhos. O ortodontista vai escolher a que ele considerar mais adequada à situação da criança.
Aparelho móvel visto de vários ângulos
Foto do Aparelho Móvel Frente
Aparelho visto de frente
Foto do Aparelho Móvel de lado
Aparelho visto de lado

Ele pode machucar?

Sim, pode machucar como um sapato novo, ou seja, depois de algum tempo de uso começa a incomodar, mas basta diminuir o tempo de uso e voltar ao ortodontista para os ajustes necessários.

Os dentes ficam doloridos?

Raramente, pois este tipo de tratamento não usa força para movimentar os dentes, mas sim estímulos para as estruturas ósseas da face crescerem corretamente. Por outro lado o aparelho fixo faz força nos dentes e pode causar algum desconforto.

Então o móvel é melhor que o fixo?

Não, pois para cada situação, uma técnica diferente trará os melhores resultados. Mas podemos dizer que, geralmente, a ortopedia funcional dos maxilares (móvel) é mais indicada para crianças até os doze anos aproximadamente e, a ortodontia fixa, para adolescentes e adultos.

Em média, quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Normalmente ele tem duas etapas: A primeira, com o móvel, corrige problemas ósseos e funcionais e leva de 12 a 24 meses para ser concluída. Depois destes problemas resolvidos, fazemos um intervalo para aguardar a troca de todos os dentes. Se houver necessidade, iniciamos uma segunda etapa, com o fixo, que corrige o posicionamento dentário.

Se o tratamento for iniciado aos oito anos, com que idade vai terminar?

Se considerarmos 18 meses como o tempo médio da primeira etapa do tratamento, esta termina aos nove anos e meio de idade. Então teremos um intervalo em que o uso é suspendido até a erupção dos caninos permanentes superiores, que acontece por volta dos doze anos. Se necessário, serão precisos mais 18 meses com o fixo, concluindo o tratamento aos treze anos e meio de idade, aproximadamente.

Todo aparelho removível é de Ortopedia Funcional?

Na verdade, não. Existem aparelhos móveis que são usados para aplicar força nos dentes. São as chamadas placas ortodônticas. As diferenças entre aparelhos funcionais e placas são muitas. Placas atuam apenas em uma das arcadas, por isso você pode ter duas, uma superior e outra inferior, enquanto os aparelhos funcionais são bimaxilares, ou seja, são uma peça única para as duas arcadas. Os aparelhos funcionais ficam soltos na boca enquanto as placas são bem presas, fazendo um “click” quando encaixam na posição correta.
Placas exercem força ortodôntica nos dentes, usando os mesmos princípios dos aparelhos fixos (mas com menos precisão) enquanto que os aparelhos funcionais usam estímulos com alteração da posição da mandíbula, melhora do vedamento labial e posição da postura da língua, entre outras.
Aparelhos funcionais têm pouca aplicação para adultos, as placas podem ser usadas em adultos para correção de casos mais simples. Mas na grande maioria das vezes as placas perdem para os aparelhos fixos em precisão e velocidade do tratamento, por isso a maioria dos ortodontistas prefere tratar adultos com ortodontia fixa.
Por isso, nesta página nós vamos tratar apenas da aplicação da Ortopedia Funcional em crianças.

2 comentários:

  1. entaum Se Eu Chegar em Uma Dentista & Pedir Pra Colocar Aparelho Movél, ela Poderá colocar? ...

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito relativo, o dentista irá analisar o seu caso, fazer uma panoramica e ver sua necessidade.

    ResponderExcluir