segunda-feira, 11 de abril de 2011

Doenças Bucais Frequentes

A boca humana é um conjunto harmonioso e complexo. Por isso, é preciso ficar por dentro de assuntos relacionados à saúde bucal. E entender um pouco mais sobre as principais doenças bucais é o primeiro passo para preveni-las.
 
Placa Bacteriana, Tártaro e Gengivite
A placa bacteriana é o acúmulo de bactérias formadas entre os dentes e a gengiva, no sulco gengival. Se ela não for removida, pode endurecer e se transformar no tártaro, que só pode ser removido pelo dentista.

A gengivite é a inflamação da gengiva, ocasionada pelo acúmulo de placa bacteriana, que pode provocar irritação, inchaço, sangramento e mau hálito.

A gengivite pode ser prevenida com o uso regular de fio dental e escovação correta dos dentes com dentifrício.

 
Cárie
A cárie é causada por bactérias que colonizam a partir do biofilme dental (placa bacteriana). Ela está associada a certos hábitos alimentares, como excesso de açúcar e lanches frequentes entre as principais refeições sem escovar os dentes, fazendo com que o esmalte dentário seja danificado. No princípio, a cárie pode ser revertida com a aplicação local de flúor pelo dentista e o uso de dentifrícios que contêm essa substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário